outubro 14, 2005

BELISCÕES / É um diplomata português, com certeza!

DOIS diplomatas portugueses envolveram-se num caso de unha e beliscão durante a visita do secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Fernando Neves, ao Conselho da Europa, a 7 de Outubro. A troca de mimos foi de tal ordem que, logo na segunda-feira, surgiu relatada no «Dernières Nouvelles d’Alsace», principal jornal de Estrasburgo. Por razões não apuradas, uma azeda troca de palavras entre o número dois da representação portuguesa em Estrasburgo, Pedro Costa, e uma diplomata do séquito do secretário de Estado, Suzana Pato, acabou de forma pouco diplomática.

O caso passou-se à porta do presidente da Assembleia Parlamentar, René van der Linden, e em frente de várias pessoas, entre os quais se encontrava o presidente do Parlamento da Ucrânia.

Na sequência do incidente, o número dois da missão em Estraburgo decidiu apresentar uma queixa-crime junto da polícia local contra Suzana Pato, exigindo mesmo uma elevada indemnização.

Entretanto, a Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros já tomou conhece da situação e abriu um inquérito com vista à eventual tomada de medidas de carácter disciplinar. [EXPRESSO]