abril 11, 2005

Harry Potter merece namorar

Deu no The Sun, o jornal inglês: os fãs de Harry Potter, o bruxinho-fenômeno da literatura juvenil, estão ameaçando a jovem atriz que vai encarnar Cho Chang, a chinezinha que faz Harry descobrir os primeiros sintomas da puberdade do meio para o fim do quarto livro da série ("Harry Potter e o Cálice de Fogo"). O romance fica ainda mais claro - e complicado, afinal Harry Potter é um projeto de homem, bah - no quinto volume, "Harry Potter e a Ordem da Fênix".

Escalada para viver Cho Chang, a bela e talentosa jogadora de quadribol que fisga o coração do bruxo, a jovem atriz Katie Leung, de 17 anos, que você vê aí à direita, está comendo o pão que o diabo amassou. Tem recebido cartas e telefonemas ameaçadores de fãs, intimando-a a desistir do papel. Alguns, mais ousados, chegam a chamá-la de "prostituta terrível". O jornal inglês afirma ainda que Katie, que nunca tinha feito cinema, recebeu até ameaças de morte.

Não sei o que há de exagero na notícia do "The Sun". Mas sei que qualquer culto à celebridade - qualquer celebridade - é um exagero em si. Sempre fui extremada para o outro lado. Com medo de pagar mico, entrevistei o escritor português José Saramago e NÃO pedi uma dedicatória em "Ensaio sobre a cegueira". Até hoje me arrependo.

Admirar um artista é válido, desde que isso não tome conta da sua vida. As fotos da Malu Mader não podem roubar o espaço das da sua namorada no mural ou na porta da geladeira, embora a Malu Mader fatalmente seja muito mais bonita do que ela...

O que explica este fanatismo? O que legitima um Mark Chapman, que diz ter matado John Lennon por excesso de amor? O que justifica alguém chorar diante da Xuxa? Ou da Angélica? Ou do Roberto Carlos, por melhor que o Rei seja?

Ok, Daniel Radcliffe, que vive Harry Potter nas telas é um gatinho - e bom ator. Ok, Harry Potter, o livro, a despeito do que dizem os metidos a cabeça, é literatura de qualidade. J.K.Rowling sabe divertir e tem uma grande fluência de texto.

Mas por que a coitada da Katie Leung não pode trabalhar em paz, mesmo que precise beijar Radcliffe/Harry? Não é melhor que ele seja um menino normal, beijando muuuuuuito na boca? Harry precisa namorar, coitado.

Os fãs fã-náticos não estão com nada. Eles têm raiva de maridos, mulheres, namorados de estrelas e forçam uma intimidade inexistente com seus alvos. Por que é impossível acreditar que Brad Pitt é normal? Pode ter chulé ou roncar? Por que odiar todo mundo que ele beija na boca?

É aquela história que Gilberto Braga nos ensinou em "Celebridade": Lá-Laura odeia tanto Maria Clara Diniz por inveja. E a inveja, vocês sabem... é uma M.