junho 23, 2004

As matemáticas (ou desculpas) da Federação

Voçes não pensem que eu gosto assim tanto de futebol. No entanto, este campeonato europeu que temos em Portugal está-me a abrir o apetite para “mandar bocas”. Amanhã temos o jogo contra a Inglaterra onde o mais provável é que aconteça conosco o que o Scolari sugeriu aos espanhóis. Como que a adiantar as coisas, a Federação Portuguesa de Futebol – que gosta muito de estar em cima dos acontecimentos – acaba de sacar um comunicado com uma interessante conta matemática. Vejamos:



Comunicado da Federação Portuguesa de Futebol:

«A propósito de notícias veiculadas por alguns OCS, relacionadas com o possível número de adeptos de Portugal e da Inglaterra no Estádio da Luz, a FPF esclarece o seguinte:

- Em devido tempo, a Sociedade Euro 2004 abriu a venda de bilhetes ao público em geral, através da Internet;

- Posteriormente, foram registados 8.500 pedidos de bilhetes para adeptos ingleses e 9.200 de nacionalidade Portuguesa;

- Foram vendidos, nessa altura, cerca de 45 mil bilhetes, o que significa que a diferença para os cerca de 18.000 bilhetes, vendidos a portugueses e a ingleses, está na posse do público em geral, oriundo de diversas nacionalidades (onde se incluem canadianos, franceses, americanos, espanhóis, suiços, alemães, etc.);

- Cada Selecção participante no jogo Portugal-Inglaterra teve direito a mais 5.500 bilhetes;

- Deste modo, legalmente registados estão cerca de 14.000 adeptos de nacionalidade inglesa e 16.000 de nacionalidade portuguesa.

- Se houver mais bilhetes com adeptos ingleses, tal significa que esses ingressos foram adquiridos fora do circuito normal, matéria que, naturalmente, competirá à PSP averiguar.»


Como diz o João, “estamos salvos”.

“Afinal tá tudo bem: 45-18 mil = 27 mil estão nas mãos de franceses, canadianos, marroquinos, argelinos, americanos... só da Nigéria vem um autocarro cheio! O que vale é que somos 16 mil num estadio de 65 mil, e por falar em 65 mil: então e dos 45 para os 65 mil sobram 20 mil, onde andam? Eu já procurei em casa e não encontro!”.

Comentários para quê? É uma federação portuguesa e só usa pasta medicinal Couto!