julho 21, 2004

Piqueteiros para turista ver 

BUENOS AIRES. “O que é um piquete?” “Consiste em interditar ruas e avenidas. Esta manifestação não representa perigo algum para o turista. O único inconveniente que o turista pode sofrer é ter de mudar o trajeto, já que a rua pela qual ele quer circular está fechada ao trânsito. (Os turistas aventureiros podem aproveitar o engarrafamento para ver os monumentos e conhecer a idiossincrasia de alguns habitantes do lugar).”

A pergunta costuma ser feita por turistas que visitam Buenos Aires pela primeira vez. A resposta foi incluída pela prefeitura de Buenos Aires num novo site com informações básicas sobre a cidade (www.bue.gov.ar), lançado ontem pelo prefeito Aníbal Ibarra.



Segundo a prefeitura de Ibarra, “convém prever a possibilidade de um piquete quando você tiver que cumprir um horário importante, como o da saída de um avião”. A decisão de esclarecer o que é um piquete mostra como o governo da cidade de Buenos Aires está tentando evitar que a onda de protestos que nos últimos meses abalou a rotina dos portenhos afete também a vida dos turistas.

Semana passada, um grupo de desempregados, os chamados piqueteiros, destruiu a porta da Câmara Legislativa, em meio a choques com policiais. As fotos da batalha campal em pleno centro da capital foram reproduzidas pelos principais jornais da América Latina.

“Buenos Aires é uma cidade segura, mas, como em qualquer grande metrópole do mundo, é preciso tomar certos cuidados. Por exemplo, não deixar sacolas e carteiras pendurados em cadeiras em lugares públicos nem caminhar à noite por ruas pouco iluminadas”, avisa a Prefeitura, que este inverno espera receber cerca de 500 mil turistas. Além de dados sobre a situação social do país, o site contém uma lista de expressões úteis, e ainda informações sobre clima, história, costumes, idioma, religião, nível sanitário e segurança. [O Globo]