janeiro 29, 2006

NEVE / Está a nevar em Lisboa

Neve chegou à cidade de Lisboa e concelhos do Algarve e Alentejo

A vaga de frio que assola o país está a provocar a queda de neve na cidade de Lisboa, Azambuja, Cadaval e Torres Vedras, na serra de Monchique e em onze distritos de Évora. Existem troços cortados ao trânsito na A1, A8, A15 e A6.

A queda de neve obrigou ao encerramento das auto-estradas A1, entre Santarém e Pombal, A8, entre Bombarral e Torres Vedras Norte, A6, entre Montemor-Este e Estremoz, e A15, entre Malaqueija e o nó da A1.

Continua ainda encerrada ao trânsito, desde as 17h30 de ontem, a estrada nacional 315, entre Alfândega da Fé e Bornes.

O gelo mantém condicionada a circulação na A4, no sentido Porto/Amarante, entre os quilómetros 42 e 43.

Segundo os bombeiros do Algarve, os flocos de neve começaram a cair às 11h30, no Alto da Fóia, serra de Monchique, e nesta altura, existe já uma altura de cerca de dois centímetros".

A queda de neve na Fóia - ponto mais alto do Algarve - não acontecia há cerca de três anos.

Até ao momento não se registou qualquer acidente, esperando-se algumas dificuldades durante a tarde, até porque "a novidade fará com que muitos curiosos se desloquem para aquela zona".

Os concelhos do distrito de Lisboa onde está a nevar são Azambuja, Cadaval e Torres Vedras, informou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

Mais a Sul, o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora avançou que cai neve desde a manhã em onze concelhos, entre eles Évora, Redondo, Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Mora, Arraiolos, Borba, Alandroal, Reguengos de Monsaraz e Portel.

A serra de S. Mamede, Portalegre, "acordou" coberta por um manto branco devido à neve que caiu durante a madrugada. Dezenas de pessoas foram até à serra apreciar a paisagem. A camada de neve atingiu uma espessura de cerca de seis centímetros no ponto mais alto, a 1025 metros de altitude, onde se registava, cerca das 11h00, uma temperatura de um grau negativo.

Na localidade de Marvão, a neve também começou a cair ontem à noite, sendo ainda visível, esta manhã, no interior das muralhas da vila candidata a Património Mundial da Unesco.

Tanto na serra de São Mamede como em Marvão é habitual a queda de neve no Inverno, quando as temperaturas baixam significativamente, mas o mesmo já não acontece em Montargil, concelho de Ponte de Sôr, onde também hoje está a nevar.

Na serra da Estrela, a Estrada Nacional 339, que liga Piornos, Torre, Sabugueiro, no maciço da Serra da Estrela, reabriu ao trânsito às 10h40. De acordo com a BT, neste momento estão transitáveis todas as vias do distrito da Guarda. [PUBLICO]