janeiro 22, 2006

PRESIDENCIAIS / A reacção de Manuel Alegre

Manuel Alegre diz que principal objectivo "não foi atingido por décimas"

Manuel Alegre afirmou esta noite que o principal objectivo da sua candidatura presidencial "não foi atingido por décimas", uma vez que não conseguiu chegar a uma segunda volta eleitoral, devido à maioria absoluta de Cavaco Silva no sufrágio de hoje.

"O objectivo principal da minha candidatura, a passagem a uma segunda volta, não foi atingido por décimas", afirmou o candidato na sua primeira declaração feita a partir da sede de candidatura, em Lisboa.

O candidato independente disse também que já felicitou Cavaco Silva pela eleição, à primeira volta, para Presidente da República.

Manuel Alegre sublinhou ainda que o movimento cívico que impulsionou a sua candidatura "pode abrir caminhos" para o futuro.

Helena Roseta: interrupção do discurso de Manuel Alegre é "mau prenúncio"

Helena Roseta, membro da comissão política da candidatura de Manuel Alegre, protestou hoje contra a interrupção da transmissão televisiva em directo da declaração do candidato para ser emitido o discurso do secretário-geral socialista, José Sócrates.

"É um ataque à liberdade e à democracia, um mau prenúncio para os tempos que aí vêm", considerou Helena Roseta, classificando como "uma falta de respeito" o facto de as televisões terem interrompido a transmissão da declaração do segundo candidato mais votado nas presidenciais para emitirem o discurso de José Sócrates.

"Nunca se viu nada assim em 30 anos de democracia", acrescentou a apoiante de Manuel Alegre, em declarações à SIC.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro esclareceu, entretanto, que quando José Sócrates iniciou a intervenção na sede do PS, desconhecia que Manuel Alegre estava naquela altura a fazer a sua declaração sobre os resultados das eleições.

Candidatura de Alegre destaca "votação expressiva" no candidato independente

O porta-voz da candidatura presidencial de Manuel Alegre, Luís Moita, destacou esta noite a "votação expressiva" no candidato independente, reagindo às projecções de resultados das eleições de hoje.

Luís Moita disse também que Manuel Alegre poderá atingir uma votação inesperada e recusou que o candidato tivesse contribuído para a divisão da esquerda, que se apresentou com cinco candidatos a estas eleições.

"Aparentemente há uma tendência para a eleição à primeira volta do professor Cavaco Silva", afirmou ainda Luís Moita, da comissão política de Manuel Alegre, dizendo que os "dados matemáticos" de que dispõe "estão longe de permitir tirar conclusões".