fevereiro 24, 2006

Batman VS. Bin Laden

A banda-desenhada americana no seu melhor. Como não podia deixar de ser, aqui temos um exemplo de como a BD americana trata de estar à altura dos acontecimentos. Veremos se resulta. Tenho algumas dúvidas.

O líder da organização Al-Qaeda, Osama Bin Laden, vai enfrentar «Batman» na mais recente aventura aos quadradinhos do herói da banda-desenhada, cujo lançamento está previsto para 2007. Na nova história concebida pelo artista gráfico norte-americano Frank Miller - intitulada «Holy Terror,Batman» - o «Homem-Morcego» vai lutar contra os terroristas.

No enredo, «Gotham City« sofre um atentado semelhante ao que do 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque. É aí que «Batman» entra em acção. A crer no sucesso, e na polémica, que vai causar a aventura, a era dos super-heróis a combater personagens de ficção como «Charada» e «Coringa» parece que chegou ao fim.

O anúncio da escolha de Bin Laden para vilão da nova aventura de «Batman» foi feito por Frank Miller numa Conferência de Banda-Desenhada de San Diego, nos Estados Unidos. «Os gregos tinham os seus deuses e heróis. Nós também temos os nossos. E não são feitos apenas para salvar gatinhos presos em árvores», justificou. Para o autor, «se 'Superman' esmurrou Hitler e o 'Capitão América' também, parece-me ingénuo o 'Batman' andar a perseguir o 'Charada', enquanto a Al-Qaeda está por aí». De modo que promete aos aficcionados de banda-desenhada que «'Batman' vai chutar o traseiro de Bin Laden'».

O «designer» referia-se, nomeadamente, à revista 'número um' do «Capitão América«, publicada nos Estados Unidos em março de 1941, na qual o herói da Marvel derruba Adolf Hitler com um murro na cara. E, ainda, ao 'número nove' da série «World Finest Comics», na qual Batman, Robin e Superman atiram bolas de basebol nas caras de Hitler e do ditador italiano Benito Mussolini.

O autor de «Batman, o Cavaleiro das Trevas» - de 1986, considerado o seu principal trabalho - está a escrever a história, a fazer os desenhos e será também responsável pela arte-final. Resta saber se Frank Miller - que teve a sua primeira experiência no cinema como autor dos roteiros de «Robocop 2» e «Robocop 2» , co-dirigiu «Sin City» com Robert Rodriguez e tem a sua aventura «Os 300 de Esparta» a ser adaptada para filme pelo realizador Zack Snyder - acabará por levar «Batman» contra Bin Laden ao ecrã. [EXPRESSO]