outubro 29, 2004

Por toutatis!

Astérix faz 45 anos



O pequeno gaulês Astérix e o seu inseparável amigo Obélix, de uma pequena aldeia da Gália que resiste ao império romano, cumprem hoje 45 anos desde que as suas histórias foram publicadas pela primeira vez em França.

A 29 de Outubro de 1959, a revista francesa Pilote publicava no seu número de estreia a primeira história desenhada por Albert Uderzo, com argumento de René Goscinny. A história é protagonizada por Astérix, um pequeno gaulês de bigode farfalhudo que tem como grande amigo o Obélix, personagem desajeitada e com uma força desmesurada, que carrega menires e adora comer javalis.

Ambos são habitantes de uma invencível aldeia da Gália que resistia sempre às investidas militares dos romanos por conta de uma famosa poção mágica inventada pelo druida Panoramix.

O primeiro livro - «Asterix, o Gaulês» - saiu em 1961, com uma tiragem de seis mil unidades, e o segundo, «A Foice de Ouro», foi editado no ano seguinte, já com 15 mil exemplares.

Desde o primeiro momento, as aventuras depressa atraíram as atenções do público francês e tornaram-se um êxito de vendas na Europa e para várias gerações.

Traduzida em mais de cem línguas e com milhões de exemplares vendidos, as histórias de Astérix são um sucesso por terem «dois sentidos de leitura», segundo a editoria portuguesa da BD ASA, que vai relançar a colecção em Portugal.

A cumplicidade na escrita das obras entre Uderzo e Goscinny até à morte prematura do argumentista em 1977.

Em 1980 saiu «O Grande Fosso», o primeiro livro com argumento e desenho de Albert Uderzo, embora na capa permaneça o nome do companheiro desta aventura literária, e que rendeu 1,7 milhões de exemplares vendidos.

Além dos livros, o sucesso de Astérix estendeu-se a outras artes e suportes, como jogos de vídeo, peça de teatro e filmes de animação, além de duas longas-metragens adaptadas para cinema, com Christian Clavier (Astérix) e Gerard Depardieu (Obélix) como protagonistas.

Aos 77 anos, Uderzo ainda se mantém activo e tudo indica que irá editar um novo álbum em finais de 2005.