janeiro 19, 2006

PRESIDENCIAIS / Sondagens

A sondagem da TSF com o Diário de Noticias assegura que Cavaco vai ganhar à primeira volta. Os números são claros. Faltam apenas 3 dias, e normalmente a menos que os eleitores mudem muito, aquilo que se teme pode vir a acontecer. Agora, a margem de erro da sondagem é menos de 3 por cento, precisamente a diferença que coloca Cavaco apenas acima do nivel de “flutuação”. Se Cavaco não passa à primeira, a esquerda terá que dar um golpe de rins como nunca visto, entre outras razões porque o eleitorado comunista poderá não “engolir o sapo” tão disciplinadamente como nos tempos do dr. Álvaro Cunhal. Soares desvaloriza a sondagem, Alegre está na mesma “onda”, Jerónimo pensa que o governo está “a fazer o jogo” de Cavaco e Louçã pontifica dizendo que não abdica dos seus principios. Dá-me a ideia que a oposição dividida – velha tragédia da esquerda – preocupa-se mais em olhar para o umbigo que em alertar realmente os portugueses para a debacle que se aproxima. Sim, debacle, porque se Cavaco entra em Belém ninguém o tira de lá nos próximos 10 anos. De resto, a sondagem da RTP com a Católica também é perempotória sobre o futuro da presidencia. O mais triste de tudo é que a presidencia apenas otorgaria a Cavaco uma legitimidade que ele perdeu sendo primeiro-ministro, porque, como sabemos, nestes dias em Portugal um presidente é pouco mais que um “corta-fitas”. O resto é paisagem. [RF]


Cavaco Silva ganha à primeira volta

A vitória de Cavaco Silva à primeira volta surge nesta sondagem bem menos folgada do que nos primeiros estudos que lhe davam valores acima dos 60 por cento, mas os actuais 53 por cento deixam o segundo, Manuel Alegre, a mais de 30 pontos de distância.

Se ao longo da campanha Cavaco é aquele que mais desce, o candidato independente é quem galga mais degraus. Alegre começou com 11,5, termina com 20,6 por cento de intenções de voto.

De acordo com os números, Mário Soares ensaia um caminho inverso, começou à frente de Alegre com 14,5 por cento, baixou, recuperou num primeiro momento depois da participação de José Sócrates na campanha soarista, mas volta a cair nesta recta final para os 12,4 por cento.

Depois de nos últimos dias o antigo líder ter ultrapassado, Alegre entre os eleitores do PS, hoje assiste-se a um empate no voto socialista, 39,4 por cento para cada um dos candidatos da sua área política.

Também assim se sublinha que é entre o eleitorado do PS que se situa a maior fatia dos 11,5 por cento de indecisos.

No disputado campeonato à esquerda, Jerónimo de Sousa garante por umas décimas a primazia sobre Francisco Louçã.

O secretário-geral do PCP consegue 6,9 por cento e o dirigente do Bloco de Esquerda 6,1 por cento. Louçã esteve à frente de Jerónimo logo no início da campanha, mas perdeu algum terreno na última semana.

Garcia Pereira fecha a campanha com 0,5 por cento.

Estes dados resultam da recolha de 1416 entrevistas, entre os dias 15 e 18 de Janeiro, mas importa lembrar que desde o dia 4 a Marktest realizou para a TSF e Diário de Notícias um total de 3088 inquéritos telefónicos a indivíduos maiores, homens e mulheres, residentes em Portugal continental.

Tendo em conta essa base acumulada durante a campanha eleitoral os valores são mais favoráveis a Cavaco Silva, 56 por cento. Alegre recolhe 17,5, Soares 12,8, Louçã surge antes de Jerónimo com uma décima de diferença, 6,7 contra 6,6 por cento.

Em terreno residual Garcia Pereira recolhe 0,4 por cento. O erro da amostra é de 2,6 por cento. [TSF]


Sondagem elege Cavaco

Se as eleições fossem hoje, Cavaco Silva ganharia à primeira volta com 52 por cento dos votos, revela a última sondagem da Universidade Católica realizada para a RTP e Antena 1. Manuel Alegre fica à frente de Mário Soares e Jerónimo de Sousa de Francisco Louçã.

Embora ainda vitorioso, Cavaco Silva sofre uma significativa queda em relação à última sondagem realizada pela Universidade Católica. A 6 de Janeiro tinha 60% das intenções de voto, agora fica-se pelos 52 por cento.

Manuel Alegre chega aos 19 por cento, mais três do que no início de Janeiro. É o segundo mais votado.

Quem recupera é também Mário Soares, subindo dois pontos percentuais, para os 15 por cento.

O candidato apoiado pelo Partido Comunista, Jerónimo de Sousa, mantém o mesmo valor do dia 6 de Janeiro: 7 por cento.

Francisco Louçã ganha apoiantes e atinge os 6% (tinha 4% das intenções de voto)

Por último, Garcia Pereira consegue um por cento das intenções de voto.

Esta sondagem foi realizada pela Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público nos dias 14 e 15 de Janeiro. A intenção de voto foi preenchida confidencialmente pelos inquiridos em sua casa num boletim de voto simulado, depositado em urna fechada. Foram obtidos 3713 inquéritos válidos. A margem de erro é de 1,6% e o nível de confiança de 95%.

As eleições presidenciais são no próximo domingo. Cerca de 8,9 milhões de eleitores estão recenseados para escolher o sexto Presidente da República em 30 anos de democracia. [RTP]

Outra sondagem: Correio da Manhã