janeiro 17, 2006

PRESIDENCIAIS / Alegre bem colocado

A menos de uma semana das eleições, este parece ser o primeiro cenário em que Manuel Alegre podia ir para Belém. É óbvio que vai haver uma segunda volta; se Alegre fica à frente de Soares o Partido Socialista fica entalado e Sócrates não tem outra alternativa que apoiá-lo. Não o fazer seria uma forma de perder o pouco prestígio que lhe resta. Claro que tem que contar com Mário Soares, mas o velho lobo da política sabe bastante bem que tem de deixar Alegre avançar porque é a unica forma de conseguir que o resto da esquerda vote, unida, contra Cavaco Silva. Não penso que Alegre seja um bom presidente (entre outras razões, por esta), mas Mário Soares será um bom politico se aceita este cenário. Isto é apenas uma sondagem, as coisas podem mudar. O cenário pode ser outro. De momento, o que aconteceu hoje é um sinal claro de que Sócrates pode estar a separar-se de Soares. Não quero nem pensar na birra de Maria Barroso. [RF]

NOTA – Acabo de ver no Telejornal que o Sócrates foi jantar com o Soares a Viana do Castelo. Diz que não aconteceu nada e continuam amigos. Vamos ver.


Cavaco desce, restantes sobem à excepção de Louçã * Enquanto Cavaco Silva continua a descer diariamente, os restantes candidatos presidenciais registam uma subida, à excepção de Francisco Louçã, que já se encontra atrás de Jerónimo de Sousa, segundo a última sondagem da Marktest para a TSF e DN.

À nova descida de Cavaco Silva, agora nos 53,2 por cento, corresponde uma subida de todos os outros candidatos na corrida a Belém, com a excepção de Francisco Louçã.

Manuel Alegre recupera meio ponto para 19 por cento, com quase seis pontos de vantagem sobre Mário Soares, que também sobe umas décimas. O candidato apoiado pelo PS está com 13,4 por cento.

Mais à esquerda invertem-se as posições, com Jerónimo de Sousa à frente de Francisco Louçã.

Assim, enquanto o candidato apoiado pelo PCP regista 7,2 por cento de apoios, o candidato do Bloco de Esquerda baixa para 6,3 por cento.

Já o candidato apoiado pelo PCTP/MRPP, Garcia Pereira, sobe para 0,9 por cento.

Os números, divulgados esta quarta-feira, voltam a fazer eco do apelo do primeiro-ministro à mobilização do voto socialista em Mário Soares.

O antigo Presidente da República ultrapassa agora umas décimas Manuel Alegre nas preferências dos eleitores do PS.

Cavaco Silva desce em quase todas as categorias, incluindo os eleitores do PSD, baixando um total de quase quatro pontos na última semana.

O candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP fica muito aquém dos 50 por cento na Grande Lisboa, Grande Porto e no Sul, sendo sobretudo no Interior Norte que ainda garante a Cavaco uma vitória na primeira volta.

Na análise dos dados brutos, estão ainda dez por cento de indecisos e cerca de cinco por cento que optam por não responder.

Apesar da tendência de queda de Cavaco Silva, a grande maioria dos inquiridos (cerca de 63 por cento), consideram que o nome do novo Presidente da República será decidido no próximo domingo.


Ficha técnica: Com o novo reforço da amostra, esta sondagem da Marktest para a TSF e DN consistiu em 1016 entrevistas, realizadas entre 13 e 16 de Janeiro, com o objectivo de acompanhar diariamente o sentido de voto dos portugueses nas próximas eleições presidenciais. Os inquiridos são maiores, de ambos os sexos, residentes em Portugal Continental. O erro da amostra é de 3,07 por cento.