setembro 20, 2004

Coitado do homem...

Saddam Hussein está deprimido


O ex-Presidente do Iraque Saddam Hussein está deprimido e pediu misericórdia, revelou o primeiro-ministro iraquiano, Ilyad Allawi, numa entrevista publicada hoje pelo diário árabe "Al-Harat".

O ex-ditador "está abatido e deprimido", afirmou Allawi, sublinhando que "Saddam e os seus companheiros já não são as pessoas omnipotentes que apareciam várias vezes nos meios de comunicação". "Saddam dirigiu-me uma mensagem verbal implorando misericórdia. Diz que os membros do seu regime actuaram por interesse geral e que o seu objectivo não era fazer mal".


Saddam

"Quando Saddam Hussein foi levado a tribunal, no passado mês de Julho, tremia de uma forma que atraiu a minha atenção. Ele acreditava que os acontecimentos se iriam processar como no tempo em que era Presidente e que iria ser executado", relatou Allawi, acrescentando que Hussein "não se acalmou até que viu os juízes e os meios de comunicação".

Saddam Hussein foi capturado pelas forças norte-americanas em Dezembro de 2003 a norte de Bagdad e está actualmente detido em lugar desconhecido sob protecção norte-americana. Compareceu perante um tribunal iraquiano no dia 1 de Julho, que o acusou dos sete crimes pelo quais será julgado, entre os quais crimes contra a humanidade pelo extermínio com gás de cidadãos curdos em Halabja, em 1988. [AFP]