janeiro 07, 2006

PORTUGAL / A bronca de Maria Barroso ( a mulher de Mario Soares)

Soares reconhece que arrancou tarde

«Passei de pai da Pátria a mau da fita»

MÁRIO Soares assumiu, esta semana, que começou tarde a sua candidatura presidencial. «É verdade. Arranquei tarde», reconheceu Soares ao EXPRESSO, quarta-feira, na estação de comboios do Fogueteiro.

Soares, que dois dias antes tinha dito, numa entrevista à SIC, que saíra para este combate «tarde demais», aceitou alongar-se no assunto na conversa com o EXPRESSO: «Sabe, primeiro houve aquela fase em que eu não queria. Depois, quando avancei, perdi o mês de Setembro. Anunciei a candidatura e fui visitar os emigrantes. Quando voltei tinha passado de pai da pátria a mau da fita». Embora se afirme convicto de que a situação é «absolutamente» recuperável.

Há 10 anos, Cavaco Silva, então candidato presidencial, afirmava em entrevista ao «Diário de Notícias», dias antes de perder para Jorge Sampaio: «Se tivesse mais dois meses era mais fácil...». [EXPRESSO]

ONTEM, Maria Barroso, actriz reformada, primeira dama no desemprego, ex directora da Cruz Vermelha e católica recentemente convertida, armou uma “ganda” bronca por causa da fotografia da primeira página do Expresso, do seu marido, Mario Soares.

Vai daí e ataca a comunicação social com o argumento de que querem dizer que o marido tá velho, chóchó, e a imagem é negativa. A senhora esquece, naturalmente, que o marido foi o que fez a careta e o fotógrafo limitou-se a fazer a chapa, mas esquece também que ele tem 81 anos, e não se quer lembrar – acima de tudo – que Soares com o seu ego aponta para um segundo mandato, o qual, se tudo lhe correr bem, pode acabar (naturalmente) com ele a esticar a perna no Palácio de Belém.

Ou seja, parece que a Dra. (do quê?) Maria Barroso, tal como numa peça da tragédia grega, está a lamentar ter de correr o risco de não poder ir, eternamente, pôr flores ao Panteão Nacional. [RF]

(O som aqui) (capa do Expresso, mais aqui)