janeiro 21, 2006

PRESIDENCIAIS / Alegre: "A escolha é entre mim e Cavaco Silva"

Sou um homem de esquerda, da esquerda de sempre, da esquerda da resistência ao fascismo, da esquerda de todos os combates. Mas dirijo-me a todos os portugueses e portuguesas. Dirijo-me a todos os que defendem os valores que eu defendo e que podem ser partilhados por todos os que se reconhecem na Liberdade, num certo conceito de Pátria, na justiça social, seja ela inspirada pela doutrina social da Igreja, seja pelas doutrinas socialistas.

Faço um apelo muito solene e sentido a todos os socialistas. Têm de decidir se querem ou não querem ganhar as eleições. Têm que compreender, por muito que isso custe a alguém, que a única candidatura que pode ir à segunda volta e que tem condições para numa segunda volta derrotar Cavaco Silva é a minha e nenhuma outra. Os socialistas que querem derrotar Cavaco Silva só têm uma escolha – é esta candidatura de cidadania, que criou um facto novo na vida nacional.

Que nenhum voto democrático fique em casa, que nenhum voto mude de campo, porque se houver segunda volta nós vamos ganhar estas eleições. Percebi isso muito bem, nas voltas que dei pelo país. A escolha é entre mim e Cavaco Silva.

[Manuel Alegre, 20.01.2006]